Faltam pouco mais de 3 meses para a largada do plantio da safra 22/23 de soja em Mato Grosso. Para essa nova temporada a área destinada às lavouras deve crescer cerca de 2,92% no estado, chegando a 11,81 milhões de hectares. Um incremento de aproximadamente 330 mil hectares. De acordo com Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), esse aumento ocorre pelo preço mais atrativo da oleaginosa em conjunto com a demanda do grão e também, a alta dos co-produtos que tornam o cenário mais positivo e estimula o agricultor a investir mais.
A maior expansão deve ocorrer nas regiões norte e nordeste do estado de Mato Grosso, que são áreas de conversão de pastagem para agricultura. A região norte deve ter um incremento, aproximadamente, de 87 mil hectares e o nordeste em torno de 78 mil hectares.
Apesar da expectativa de crescimento, o elevado custo de produção mantém os agricultores em alerta. De acordo com o IMEA, para plantar 1 hectare de soja o produtor deve gastar mais de R$ 5 mil no estado, considerando apenas a aquisição de sementes, fertilizantes e defensivos.