Estudo da consultora europeia OnStrategy foi realizada em quatro países: França, Alemanha, Reino Unido e República Tcheca
A pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” realizada em quatro países europeus (Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca) revelou que 57% dos entrevistados não conhecem nada sobre o agronegócio brasileiro. Apenas 11,2% afirmaram conhecer bem o setor.
Entre os cidadãos, apenas 8,8% afirmaram conhecer bem o agronegócio brasileiro. Já entre os jornalistas, o percentual foi de 31,1%. Entre os distribuidores, 17,4% afirmaram ter um bom conhecimento do setor.
O estudo, realizado pela consultora europeia OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), ouviu 590 mil pessoas, divididas em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores.
“A pesquisa foi o primeiro levantamento feito sobre a percepção europeia quanto ao agro brasileiro. E para qualquer estratégia ou ação de melhoria é necessário, primeiro, saber onde estão as questões a serem trabalhadas. Então, do ponto de vista de uma empresa de dados como a Serasa Experian, era necessário ter uma primeira medida, entendendo e acabando com alguns mitos, principalmente para saber onde precisamos atuar”, disse o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.
O estudo também revelou que o café é o produto agrícola brasileiro com melhor reputação nos quatro países, tanto entre os cidadãos como entre os jornalistas e distribuidores.
“Com a análise da pesquisa, ficou evidenciado que a comunicação é o ponto-chave para enfrentar o maior dos desafios encontrados: o desconhecimento do Brasil e da sua grandeza. Portanto, diante deste cenário, a grande oportunidade é comunicar as realidades do agro nacional, que são muito maiores e melhores do que as percepções”, comentou o professor José Luiz Tejon.
Fonte: Money Report